Muitas das dicas desta página necessitamda execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe).Para isso, vá em Iniciar / Executare digite regedit. Vale dizer que énecessário perícia para mexer no Registro do Windows, paraque não ocorra danos ao sistema. Você pode encontrar orientaçõessobre isso neste tutorial.
O Infowester testou exaustivamente as dicas destapágina em mais de um de computador. Mesmo assim, não garantimosque os procedimentos citados aqui vão funcionar em sua máquina,assim como não nos responsabilizamos por qualquer dano que surgirem decorrência da execução de qualquer dica.
Dicas para Windows XP
Algunsprogramas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma formaacessível de remoção, mas isso é possível.Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo,abra o Bloco de Notas (Notepad)e por ele acesse o arquivo sysoc.inf (vocêtambém pode acessar esse arquivo digitando C:\windows\inf\sysoc.infem Executar), presente em C:\Windows\inf.Na seção Components, removasomente a palavra hide do componente quevocê deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoçãoé do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf- msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7- ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7.Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderãoser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle/ Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavraem cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cadauma delas é necessário remover a palavra hidepara que o aplicativo em questão possa ser removido do WindowsXP. Antes de executar o procedimento, faça uma cópia doarquivo sysoc.inf, por precaução.Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.
Se você tiver o Window XP já ativado e funcionando corretamenteem seu computador, pode ser que necessite reinstalá-lo por algummotivo nesta mesma máquina. Neste caso, você teráque reativá-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitarisso, antes da reinstalação, faça um backup (cópia)do arquivo WPA.DBL que está no diretórioC:\Windows\System32. Após a reinstalaçãodo Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretório e açãoestá terminada. Vale dizer que o arquivo WPA.DBLé onde o sistema armazena as informações sobre ohardware instalado no computador.
Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso"que aparecem sempre que o Windows executa alguma funçãoespecífica, faça o seguinte: vá em Iniciar/ Executar, digite regedit e vána chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft/ Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menuEditar, vá emNovo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTipse pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variávelali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balõesnão serão mais exibidos pelo sistema.
Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o loginnão é necessário, você pode desabilitá-lo.Para isso, vá em Iniciar / Executar,digite control userpasswords2 e clique emOK. Na guia Usuários,desative o item Os usuários devem entrarcom um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informeo usuário padrão e digite uma senha (não deixe estecampo em branco!). Após isso, pressione OK,vá em Iniciar / ConfiguraçõesPainel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alteraro modo como usuários fazem logon ou logoffe desative os itens Use a tela de boas-vindase Use a Troca Rápida de Usuário.Com isso, o Windows carregará mais rápido e não seránecessário passar pela tela de login.
É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exibaseus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar/ Executar, digite regedite vá emHKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelayna lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima.Agora, escolha Modificar e mude o valor para0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estarámais rápido.
O Tweak UI faz parte dos programas chamados "Powertoys". Trata-sede um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite uma sériede ajustes no Windows XP. É possível, por exemplo, configuraros recursos do mouse, alterar ícones e caixas de diálogo,habilitar o logon automático, mudar as opções doPainel de Controle e do menu Iniciar, entre outros. Por sua variedadede opções, o Tweak UI deve ser usado com cuidado para evitardanos. Seu download pode ser feito aqui.Para saber mais sobre os Powertoys para Windows XP, cliqueaqui.
Atenção: Asdicas desta página foram testadas e aprovadas em mais de um computador.No entanto, o Infowester não se responsabiliza por qualquer danoque surgir em razão da execução destas.
Observação Esse assistente pode estar apenas em inglês, mas a correção automática também funciona para versões do Windows em outros idiomas.Observação Se o computador que você está usando não apresentar o problema, será possível salvar a correção automática em uma unidade flash ou em um CD para executá-la posteriormente no computador que apresentar o problema. Agora, vá para a seção "O problema foi corrigido?".
Importante Esta seção, este método ou esta tarefa contém etapas que descrevem como modificar o Registro. No entanto, sérios problemas poderão ocorrer caso você modifique o Registro incorretamente. Portanto, execute essas etapas cuidadosamente. Para obter mais proteção, faça um backup do Registro antes de modificá-lo. Dessa forma, se ocorrer algum problema, você poderá restaurar o Registro. Para obter mais informações sobre como fazer backup e restaurar o Registro, clique no número abaixo para exibir o artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft:
As organizações que continuam executando o Windows XP deveriam considerar fazer uma transição eventual para o Windows 10, mas a migração não será fácil para todos. A Microsoft não dá suporte a migrações sobre as versões existentes e os passos são arriscados. A melhor opção para a maioria dos departamentos de TI é realizar uma instalação limpa do Windows 10.
O Windows XP chegou ao fim de seu período de suporte estendido em abril de 2014. O sistema operacional continua funcionando, mas sem suporte da Microsoft e muitos fornecedores de hardware não criam mais drivers para Windows XP. Como resultado, a maioria dos administradores de TI não está interessada em manter o Windows XP.
A transição do Windows XP para o Windows 10 é uma tarefa mais substancial que a migração do Windows 7 ou Windows 8.1 para o novo sistema operacional. Uma razão é que a Microsoft não oferece aos usuários do Windows XP atualizações gratuitas para o Windows 10. Mais importante ainda, a Microsoft não suporta atualizações in situ do Windows XP para o Windows 10.
Em algumas situações, é possível realizar um salto de atualização das edições de 32 bits do Windows XP para o Windows 10, mas a Microsoft não oferece suporte a esse processo e ele não é prático na maioria dos casos. Um salto rápido de migração, ou leapfrog, primeiro requer uma atualização do Windows XP para uma edição comparável do Windows Vista. Os administradores devem atualizar do Windows Vista para o Windows 7 e, em última instância, do Windows 7 para o Windows 10. Esse processo funciona, mas é cheio de problemas; qualquer um deles pode potencialmente deter toda a migração. Apenas áreas de TI que não tenham outras alternativas devem considerar uma migração de salto.
Durante o inventário de hardware, lembre-se de que o Windows XP é um sistema operacional mais antigo e pode ser executado em um hardware mais antigo. Alguns PCs antigos podem atender aos requisitos mínimos para rodar o Windows 10, mas podem não ter os recursos para executar o sistema operacional de forma eficiente. Também é relativamente comum que computadores mais antigos tenham problemas de hardware que não se manifestam até uma operação importante, como a transição para um novo sistema operacional. As áreas de TI que planejam reutilizar o hardware existente no escritório devem ter algumas peças de reposição em mãos caso surjam problemas durante o processo de migração.
Um dos problemas com a impossibilidade de realizar uma atualização in situ para o Windows 10 é que a TI deve reinstalar todos os aplicativos de escritório no novo sistema operacional. Lidar com esses aplicativos é, de longe, a parte mais desafiadora do processo de migração. Ao se preparar para uma migração para o Windows 10, há quatro perguntas que os departamentos de TI devem poder responder em relação aos aplicativos de escritório:
O Kit de Ferramentas de Preparação e Avaliação da Microsoft é um utilitário gratuito que pode ajudar a analisar PCs e determinar seu nível de preparação. A ferramenta de inventário incorporada pode mostrar quais aplicativos são usados pelos funcionários em toda a organização, mas também fornece informações sobre se cada aplicativo é compatível com Windows 10 ou não.
O Kit de Ferramentas de Preparação e Avaliação pode ajudar a impulsionar o planejamento da migração do Windows XP para o Windows 10, mas em última instância não há substituto para os testes. A única maneira de saber com certeza se a migração será bem-sucedida é estabelecer um programa piloto de implementação.
Eleja alguns usuários avançados que tenham funções de trabalho não críticas e deixe-os testar o Windows 10. Esses usuários deverão poder relatar quaisquer problemas que possam encontrar, para que o TI possa solucionar antes de implementar o Windows 10 em toda a organização.
Mesmo nas organizações que possuem um bom antivírus e firewall corporativos, pode não ser suficiente para impedir estas infecções e ataques, visto que, se a situação for uma exploração de vulnerabilidade do Sistema Operacional (Windows XP), estes mecanismos de defesa serão pouco eficientes. 2ff7e9595c
Comments